Carregando

» Capítulos

  1. Introdução
  2. Será Que Existe Algo Para Transmitirmos Aos Nossos Semelhantes?
  3. Será Que a Humanidade Tem Algum Destino Maravilhoso a Ser Alcançado?
  4. Estaremos Evoluindo ou Cada Vez Mais Indo Para o Fundo de um Abismo Infinito?
  5. De Onde Surgimos? Éramos Perfeitos? Estamos caminhando para a perfeição?
  6. O Homem Está Amando Mais?
  7. A Sociedade Complexa de Hoje é Uma Desculpa Para a Frieza Humana?
  8. O Governo, Os Impostos, a Justificativa Para a Omissão?
  9. Os Poderosos Saberão Que Existe Algo Além Deles Próprios?
  10. Nós Dentro do Nosso Espaço, Somos ou Não Egoístas?
  11. Podemos Fazer Mais Pela Humanidade?
  12. O Que é o Correto, o Bom, o Certo?
  13. Somos Honestos Conosco Mesmos?
  14. Onde Está o Futuro? Haverá Futuro?
  15. Seremos Imortais? A Evolução é Eterna?
  16. O Criador Incriado! Ainda Vela Por Nós?
  17. Teorias, Esteio da Estabilidade Psíquica do Homem?
  18. O Mal, a Ausência do Bem?
  19. O Destino, Algo Definido?
  20. O Mundo, Uma Peça Teatral Dirigida Pelo Criador, Pelo Seu Conceito de Deus?
  21. A Distribuição de Renda Será Justa Um Dia?
  22. A Fome, a Miséria, Diminuirá?
  23. O Respeito Pelo Semelhante, Terá Lugar Entre Nossos Sentimentos?
  24. Questionaremos Algo Mais Daquilo Que Podemos Ver, Tocar, Cheirar, Ouvir ou Degustar?
  25. Qual o Caminho Para o Crescimento Individual, Pois o Coletivo Parece Impossível?
  26. Como Ficarmos Passivos Ante as Injustiças?
  27. Existe Lei, Existe Justiça?
  28. Queremos Realmente Evoluir, ou Somos Farsantes, Embriagados com Nossas Próprias Palavras?
  29. Seria Melhor Não Julgarmos Ninguém, Não Nos Defendermos Se Atacados, Não Alimentarmos a Violência?
  30. Como sabermos se nossos conceitos estão de acordo com, se existir, uma verdade universal?
  31. Onde encontrar as respostas?

Seremos Imortais? A Evolução é Eterna?


Um psicólogo renomado disse certa vez, que por ter o homem tanto medo da morte, do desconhecido, acabou inventando a teoria da imortalidade. É sem dúvida um argumento poderoso, uma vez que praticamente todos os seres humanos realmente a temem. Analisemos o contexto no qual estamos inseridos, o universo que nos abriga. Na sua parte material, vemos sua perpetuação consagrada nos princípios de conservação de energia, ou seja, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. Os vegetais insistem em sobreviver, apesar de todas as ingerências humanas. Assim a natureza nos oferece um exemplo de que a vida prossegue, a despeito de todas as considerações em contrário. A natureza nos dá também o exemplo do nascimento e renascimento, seja na transformação de energia, seja no brotar de sementes. Questiono-me com meus botões, se a parte material e vegetal persistem, porque não a humana, se somos energia também.

Penso que somos imortais. Penso que o idealizador da vida não poderia fazer a vida consciente de forma tão efêmera, tão rápida, nem deixá-la atada a suplícios eternos. Quem dos atuais seres humanos se julgaria pronto para prestar contas de seus atos? Como eu, acredito que nenhum dos atuais seres que habitam a Terra. Assim, deve haver outra forma de conseguirmos alçar vôos, até atingirmos a altura do varão perfeito, como o Cristo nos exortou. Deve haver um tempo maior do que o de uma única existência para o nosso aperfeiçoamento ou sem nenhuma dúvida iremos todos queimar no fogo do chamado inferno, que a meu ver é uma criação insana, de homens que se dizendo religiosos, nada mais queriam que controlar as populações.

Considerando o raciocínio anterior, se não fomos criados ou surgimos para uma passagem transitória pelo mundo fenomenal, devemos ter algum objetivo para atingir ou a humanidade deverá se perpetuar no cometimento de iniqüidades ao seu semelhante. Se não aceitarmos a hipótese de uma evolução continua e ininterrupta, com um alcance ilimitado, dando margem em nossos corações para o aperfeiçoamento humano, que será de nós, reduzidos então a condição de pobres mortais, sem nenhuma esperança de justiça ou melhoria do nível de vida. Devo lhes dizer que inúmeros Mestres do passado, como Jesus, Buda, Hermes, e outros, já asseveraram a imortalidade humana e seu contínuo evoluir. Pensadores como Sócrates, Pitágoras e outros, também já o fizeram. Se não for assim, como será? O mundo será destruído com a explosão em cadeia de bombas nucleares? Recuso-me a aceitar que este seja o nosso destino. Recuso-me a aceitar que uma quantidade enorme de crianças não tenham alimento ou abrigo. Recuso-me ainda a aceitar que parte da população mundial passe fome, frio, e seja acometida de diversas doenças, por não ter o necessário para fugir a esses males.

Poderíamos nos aprofundar em teorias esotéricas, nas leis que regem o curso da evolução humana, mas não é nosso objetivo neste pequeno manuscrito, pois existem diversas escolas que se prestam a esse mister. Quero apenas deixar alinhavada, uma série lógica de fatores que sem dúvida ajudarão o buscador ou o homem comum, ainda não Iniciados nos mistérios, a concluir por si mesmo e a se determinar a abreviar o tempo das angústias e sofrimentos para a humanidade.


 Recomende este livro para algu�m
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024