Carregando

O Objetivo de Todo Místico - Consciência Cósmica - VII


Embora uma Ordem Esotérica tenha vários objetivos em relação ao Estudante, um dentre eles se destaca, que é preparar o Estudante para o advento da Consciência Cósmica.

Se um objetivo não fosse este, haveria necessidade dos Experimentos de direcionamento de energia ou da entoação de Mantras, visando o despertar dos centros psíquicos ou chakras?

Entretanto, não devemos esperar demais da experiência de Consciência Cósmica, pois a mesma tem vários planos e subplanos, assim “dentro do plano da Consciência Cósmica, um homem será um deus, enquanto um outro, a uma observação superficial, não estará situado muito acima da humanidade comum”, se bem que, “qualquer homem permanentemente dotado de Consciência Cósmica será quase infinitamente superior e mais nobre que qualquer homem que seja meramente Autoconsciente (Consciência Cósmica, página 96/97, Richard M. Bucke, Ordem Rosacruz - Amorc).

Este trabalho que deve ser realizado em uma Ordem Esotérica autêntica, visa preparar o corpo físico e o psíquico (linga-sharira ou corpo astral), para o advento da Consciência Cósmica, esta sim, que por acréscimo dará ao Estudante tudo o que ele necessitar, inclusive um melhor caráter.

Novamente o Dr. Bucke já citado, nos dá conta de que Consciência Cósmica é uma experiência envolvendo luz, envolvendo um nível de energia, daí a preparação do corpo físico e psíquico ser necessária para que possamos alcançá-la.

Enquanto o Estudante permanecer apenas no plano objetivo de consciência, pouco melhorará em caráter, pois o egoísmo reinante neste plano de consciência tenderá a dominar suas decisões.

O trabalho desenvolvido pela Ordem Rosacruz – Amorc, por exemplo, prepara o Estudante para uma transição gradual, da Consciência Objetiva para a Consciência Cósmica, e assim, inesperadamente o Estudante dará o salto de consciência, sem tropeços ou alardes.

Felizmente, alguns dos dirigentes dessas Ordens, não fugiram ao tema, aliás, foram claros ao expô-lo, como Raymund Andrea, em A Flor da Alma, página 167, publicado pela Ordem Rosacruz – Amorc, cujo excerto abaixo citamos:

“Vemos no Cristo a perfeita expressão da Iluminação Cósmica, a completa unicidade, e o nosso trabalho, do princípio ao fim, é preparar a alma de tal maneira que os falsos envoltórios de muitas encarnações possam ser descartados e ela possa se harmonizar com a Consciência Crística ou Cósmica.

... O conhecimento do caminho interior do Cristo ou do Buda é o que ensinamos, conforme revelado através do estudo e da aplicação das leis cósmicas, pelas quais, e somente pelas quais, esse caminho pode ser trilhado”.


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024