Carregando

Crenças e os Mestres


Raymond Bernard, em O Grande Colégio Cósmico, parte do livro Fragmentos da Sabedoria Rosacruz, Ordem Rosacruz – Amorc, nos informa da existência de três classes, que definiriam diferentes níveis evolutivos ou de tomada de consciência do homem. Estas Classes são a Elementar, a Religiosa e a Mística. O importante é verificar em quais destas Classes, é possível de se estar sob a ação direta de um Mestre, e em quais não.

Eis como ele tratou o tema:

“Assim, em nosso mundo, uma categoria de homens pertence à classe mais elementar. Essa categoria está ainda submetida à única lei hierárquica social, humana. Ela é a grande prova da experiência geral, onde cada um se aperfeiçoa em contato com o mundo e com os outros. Ela é o reino mais baixo, de onde, entretanto, sairão aqueles que avançarão para uma classe mais elevada.

Neste nível, nenhum Mestre Cósmico age diretamente. Esta classe está aos cuidados de inspetores, como nas classes de nossas escolas. Esses inspetores são os quadros visíveis de nosso mundo, governos, administrações, etc. Eles mesmos, quer se deem conta,quer não, estão sob a responsabilidade coletiva do alto Conclave dos Mestres Cósmicos, que sabem – indiretamente, por aquilo que inspiram no alto, ou fazem nascer embaixo, por uma sede inconsciente de justiça – dirigir a massa e, consequentemente, mantê-la em progresso, de tal sorte, que, em todos os tempos e sob todas as latitudes, ela constitui a forja onde são trabalhados aqueles que, posteriormente avançarão para a conquista de graus mais elevados.

A classe seguinte é constituída por aqueles que fizeram uma primeira tomada de consciência. Depois da experiência coletiva, onde se aperfeiçoaram, deram um primeiro passo em direção à auto-realização. A consciência religiosa tomou conta deles. Entretanto, ainda estão sob o cuidado de inspetores, cuja missão é ampliar esta tomada de consciência inicial. Isso se fará, talvez, por uma das grandes seitas religiosas existentes ou pelo feiticeiro da aldeia, até que, depois de ultrapassado este segundo grau, chega-se à classe mais adiantada do misticismo, com as primeiras questões fundamentais claramente formuladas pelo próprio aluno.

Aí, então, será o começo da evolução consciente e esta se desenvolverá da classe dos conscientes iniciais até sua última fase, a partir de um ensinamento qualquer, religioso, oculto, místico, etc., pelo qual o aluno experimentará uma atração particularmente forte. Mas, qualquer que seja o ramo a que pertença, desde que, naturalmente, sério, tradicional e sobretudo, reconhecido do Alto, ele será igualmente, do ponto de vista espiritual, Membro de uma classe agora dirigida por um Mestre Cósmico competente.

Neste nível, portanto, pouco importa o quadro humano da evolução, sendo o Mestre responsável, o mesmo para uma determinada classe”.

Mais adiante, no mesmo Artigo, um raio de esperança é dado ao Estudante Rosacruz:

“Para o místico, em particular, o místico rosacruz, o Mestre está sempre presente, invisível, mas atento à sua elevada missão. Aquele que sabe ver, reconhece-o em cada fase de sua evolução, mesmo nos momentos mais penosos da experiência humana. Nenhum místico, até mesmo o mais isolado, pode sentir-se sozinho, porque ele nunca está”.

E minha convicção pessoal, é saber que os que trilham a Senda Rosacruz, um dia terão certeza da existência do Mestre, que se mostrará ao Estudante, dissipando toda e qualquer dúvida até então existente, quer quanto à sua existência, quer quanto ao seu apoio ao Estudante e à Rosacruz.

Para encerrar me vem à mente o axioma do Manual Rosacruz, que por si só reflete todo o trabalho na Senda Rosacruz:

“Somente um Mestre Cósmico pode suprir as necessidades daquele que está preparado” (Como alcançar a Iluminação Psíquica, Manual Rosacruz, Ordem Rosacruz, Amorc).

PS: Respeito demais a fé. A fé é humilde, esperançosa, acalentadora e sincera. A meu ver, a questão está naqueles que desviam, não do desviado. A existência de Evangelhos como de Felipe, Tomé, Maria Madalena e outros, provam o início místico das comunidades que surgiram, sob a égide do trabalho de Jesus. O misticismo primitivo foi substituído por dogmas, atrelando bilhões de seres humanos a conceitos inadequados, tolhendo sua iniciativa de trabalhar conscientemente pelo seu desenvolvimento psíquico.


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024