Carregando

Doze Raios ou Caminhos


Aqueles que leram As Mansões Secretas da Rosacruz de Raymond Bernard, perceberam a existência de Doze Mansões, que por sua vez, cada uma delas, está ligada a um Raio ou Caminho, perfazendo Doze Caminhos ou Doze Raios no processo evolutivo.

Eis o ensinamento de Raymond Bernard a respeito:

“As Doze Mansões secretas tem, cada uma, uma razão de ser particular e definida. Cada uma está ligada a uma disciplina determinada da tradição rosacruz em seu todo, o que significa que há, nessa tradição, doze caminhos, ou ainda, que o postulante, para poder tirar proveito da técnica rosacruz, deve possuir uma nota interior afinada com uma das doze notas que constituem o teclado da formação rosacruz.

Isto significa também que a tradição rosacruz compreende doze caminhos ou características dentro da mesma organização visível exterior e que, a partir do mesmo ensinamento, da mesma técnica ou método, doze resultados podem ser obtidos, correspondendo todos, em última análise, ao estado final de Rosacruz.

Esta explicação não implica em que haja doze organizações exteriores diferentes. É na mesma organização exterior que estas doze possibilidades devem ser reunidas. A simples título de exemplo, um postulante da Grande Vereda pode inclinar-se ao misticismo digamos ... passivo. A técnica rosacruz desenvolverá então, neste sentido, a personalidade deste postulante. Um outro pode ter como propensão fundamental a resposta às suas perguntas filosóficas, e a mesma técnica favorecerá seu desenvolvimento nesta direção.

Isto não quer dizer que cada postulante deve ser exclusivamente marcado pela única nota pela qual se exprime. Quem quer que esteja pronto para o caminho rosacruz possui, latentes, as doze notas ou qualidades, mas, pelo jogo da evolução, é por uma nota – sua nota – que deve prosseguir em seu desabrochar.

Além disso, as doze notas estão de tal modo afinadas entre si que a progressão de uma nota acarreta, por assim dizer, a progressão harmoniosa das outras onze, ainda que estas não estejam despertadas, e isto mostra a unidade subjacente em que se encontram os postulantes que avançam pelas doze portas de uma mesma morada.

Você deduzirá que cada uma das doze mansões representa uma nota. Ela abriga Realizados que atingiram o grau de Rosacruz através da nota que ela exprime. Além disso, em cada mansão os doze Adeptos representam igualmente, cada um, uma nota ou caminho – a nota ou caminho que foi sua característica em sua evolução até o último Grau a que ele chegou” (As Mansões Secretas da Rosacruz, Raymond Bernard, páginas 48/49, Ordem Rosacruz, Amorc).

Assim cada um de nós pertence a um Raio ou Caminho, e é por ele que iremos evoluir.


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024