Carregando

As Sete Sendas


O que se segue é uma leitura alternativa das páginas 212/213, Capítulo X, de Os Mestres e a Senda, C. W. Leadbeater, Teosofia; aproximando os temas comuns a cada opção.

Logo que transpôs o reino humano, chega o homem ao limiar da vida super-humana, é já um Espirito Liberto, e ante ele se abrem sete Sendas para sua opção.

Pode entrar na onisciência e onipotência bem-aventuradas do Nirvana, cuja atuação transcende a tudo quanto conhecemos, com a possibilidade de chegar a ser, em algum futuro mundo, um Avatar ou Encarnação divina. A isto se costuma chamar “a vestimenta de Dharmakaya”. Quem toma a vestimenta de Dharmakaya recolhe-se na Mônada e desprende-se até do seu átomo nirvânico (átmico, acresço).

Também pode entrar no “período espiritual”, frase que encobre desconhecidos significados, entre eles, provavelmente o de “tomar a vestimenta de Sambhogakaya”. O Sambhogakaya retém o átomo nirvânico (átmico, acresço) e manifesta-se como trino Espírito.

Igualmente pode tornar-se parte daquele reservatório de poderes espirituais que os Agentes do Logos (Solar, acresço) extraem para a Sua obra, “tomando a vestimenta de Nirmanakaya”. O Nirmanakaya retém o corpo causal e os átomos permanentes que carregou no transcurso de toda a sua evolução, de modo que a qualquer momento pode, se o desejar, revestir-se dos corpos mental, astral e físico. Mantém concretamente sua ligação com o mundo donde procede, a fim de constituir-se em reservatório de energia espiritual que se derrama sobre aquele mundo. A Voz do Silêncio (de H. P. Blavatsky, acresço) diz que os Nirmanakayas constituem uma Muralha Protetora que preserva o mundo de mais e maiores misérias e tristezas. Cada qual é o seu próprio legislador e decreta o seu prêmio ou castigo; mas o dever do Nirmanakaya é proporcionar um copioso fluxo de energia espiritual em auxílio da humanidade. Continuamente está ele gerando esta energia sem nada reservar-se para si, mas põe-na toda a serviço da Fraternidade (Grande Fraternidade Branca, acresço) para que ela a empregue em aliviar o pesado fardo do mundo.

Pode ainda ser um Membro da Hierarquia Oculta que governa e protege o mundo onde ele alcançou a perfeição.

Por outra Senda pode passar à Cadeia (Planetária, acresço) seguinte para ajudar a construir suas formas.

Da mesma maneira pode entrar na esplêndida Evolução Angélica ou dos Devas (uma linha de evolução paralela à humana, acresço).

Por último pode consagrar-se ao serviço imediato do Logos em alguma parte do Sistema Solar, para ser por Ele usado como seu Ministro ou Mensageiro, que vive tão-só para cumprir Sua Vontade e levar a cabo Sua Obra no conjunto do Sistema que Ele governa. O membro do Estado Maior não tem corpo físico, mas mediante o “poder criador” (kriyashakti), ele constrói um para si com a matéria do globo ao qual ele é enviado. No Estado Maior há seres de muito diferentes graus de evolução, do de Arhat (Quarta Iniciação, acresço) para cima.

Apresentamos assim as Sete Sendas que se abrem ao Mestre, após a conquista deste elevado nível Iniciático ou a Quinta Iniciação.

Veja neste site.

- O Trabalho da Hierarquia Oculta


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024