Carregando

Humanidade: Reencarnação Só Em Corpos Humanos


Apesar de boa parte do Oriente, devido às Leis de Manu, acreditar na possibilidade de humanos voltarem a reencarnar em corpos de animais, isto não tem como acontecer, devido à complexidade dos veículos humanos.

Ao longo da evolução os corpos usados vão se aperfeiçoando, e este progresso significa uma maior capacidade de expressão. Desta maneira todos os corpos inferiores vão acumulando o nível alcançado e agregando mais aprendizado. Por isto o corpo do animal é mais evoluído que o do vegetal, e este, por sua vez, é mais evoluído que o do mineral.

Alcançada a condição humana, não há como retrocede a uma encarnação em corpo de animal, pois seria como tentar colocar uma caixa d’água de 500 litros, em um copo de 200 ml. Não dá, pois não cabe, ou seja, o desenvolvimento dos corpos mental, astral, etérico e físico do ser humano, são maiores que os dos veículos utilizados pelos animais.

Assim, o carma negativo de um se humano, por mais grave que ele seja, será cumprido em um corpo físico humano.

Nesse sentido, a lição de Annie Besant.

“Os animais não estão ainda devidamente evolucionados para servirem de tais instrumentos; evolucionam ainda para o tipo humano; num ciclo de evolução futura, as Mônadas (falando livremente), que neste momento existem neles, guiando-lhes a evolução, hão de passar a formas humanas; mas, na atualidade, o animal não está, pronto para receber a entidade gerada pela Mente, o Pensador, que nós consideramos o princípio essencialmente Humano. Sendo este Pensador o Ego (Eu Interior; acresço) que se reencarna, não vai deixar sua morada humana ao abandono para ir morar no corpo de um animal, onde não poderia achar guarida, por lá não haverem condições de habitat para ele” (página 34).

“Assim como teve de esperar que as raças evoluíssem até chegarem à forma humana aperfeiçoada, antes de se encarnar pela primeira vez, porque as formas inferiores não estavam prontas, assim também no último período da história do homem não pode encarnar senão em formas humanas, visto que são estas unicamente que apresentam as condições exigidas, para o desempenho do seu papel. É este fato que torna impossível a evolução retrógrada que faz parte de algumas religiões exotéricas; um homem pode chegar ao nível mais baixo de degradação, pode ser moralmente pior que o pior animal, mas não pode girar a roda do tempo, e muito menos em sentido contrário” (páginas 34/35).

Excertos retirados do Capítulo 1, páginas 34/35, Reencarnação, Annie Besant, Teosofia.


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024