Carregando

Cadeia Planetária – Diferentes Corpos Mais Densos


Um Esquema de Evolução contém sete Cadeias Planetárias, que por sua vez são constituídas de sete planetas. A Cadeia Planetária transita por cinco planos (ou dimensões) em nosso Sistema Solar, a saber, o Plano Átmico, Búdico, Mental, Astral e Físico.

Não é toda humanidade de um Esquema de Evolução que aprende a construir ou assume corpo físico, como o nosso. Aliás, isto é uma exceção. Das sete Cadeias Planetárias de nosso Esquema de Evolução, apenas em uma Cadeia a humanidade tomará corpo físico, duas tomarão corpo etérico, duas corpo astral e duas, corpo mental, como seus veículos mais densos.

Vejamos. A 1ª e a 7ª Cadeias são similares; assim como a 2ª e a 6ª e finalmente a 3ª e a 5ª. A 4ª Cadeia Planetária, a nossa, é a mais densa, e nela se toma corpo físico.

A 1ª e a 7ª Cadeias tem planetas nos seguintes planos: Átmico, Búdico, Mental superior e Mental Inferior. Nelas o corpo mais denso que se aprende a construir é o corpo mental.

A 2ª e a 6ª Cadeias tem planetas nos seguintes planos: Búdico, Mental Superior, Mental Inferior e Astral. Nelas o corpo mais denso que se aprende a construir é o corpo astral.

A 3ª e a 5ª Cadeias tem planetas nos seguintes planos: Mental Superior, Mental Inferior, Astral e Etérico do Plano Físico. Nelas o corpo mais denso que se aprende a construir é o corpo etérico.

Chegamos então à 4ª Cadeia Planetária de um Esquema de Evolução e temos como exemplo a nossa Cadeia, com a Terra como planeta mais denso. Ela tem planetas nos seguintes planos: Mental Inferior, Astral, Etérico do Plano Físico e Físico. Nela o corpo mais denso que se aprende a construir é o que estamos usando agora, o corpo físico.

Vemos então que em um Esquema de Evolução, apenas uma humanidade, a da Quarta Cadeia Planetária, aprende também a construir corpo físico. Isto não é castigo, queda, pecado original ou qualquer outro dogma absurdo; é simples parte do Plano Original do Logos Solar, para suprir de seres todos os planos vibratórios de Seu Sistema.

Alcançada a máxima evolução possível em uma Cadeia Planetária, ela avança pelas Cadeias seguintes. Alcançada a máxima evolução em um Esquema de Evolução, ela prossegue nos Esquemas seguintes. Alcançada a máxima evolução em um sistema estelar, ela prossegue nos demais Planos Cósmicos; assim, não há como fixar-se um termo final para a evolução, que como o universo, tende ao infinito.

Ainda não encontrei a síntese exposta acima em um livro. Confesso mesmo que demorei a aceitá-la, tendo em vista as dificuldades que enfrentamos no Plano Físico; entretanto, vida é vida e me sinto abençoado apenas por existir, apenas por ser consciente.

Max Heindel defende esta tese, quando explica as três primeiras Cadeias de nosso Esquema de Evolução, as de Saturno, Solar (é um planeta e não a estrela) e a Lunar. Estamos atualmente na Quarta Cadeia Planetária, a da Terra.

A respeito, veja os Capítulos V a XII, de Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel, Fraternidade Rosacruz.

Estou dando meus primeiros passos na literatura de Rudolf Steiner e encontrei uma posição similar a esta. Falando sobre a Cadeia de Saturno, ele ensina.

“Naturalmente os Senhores não cairão no erro de perguntar se eles possuíram corpos como o do homem atual. Seria um tremendo erro pensar que aqueles seres humanos tivessem possuído corpos humanos carnais. A etapa humana pode ser atravessada das mais diversas formas ...” (Capítulo 5, página 100, O Apocalipse de João, Rudolf Steiner, Antroposofia).

Na síntese que Arthur E. Powell faz em seu “O sistema Solar”, ele coloca as 3ª e 5ª planetas de nossa Cadeia no Plano Físico, mas a respeito, fico com a opinião de Max Heindel, que os coloca na região etérica do Plano Físico (veja o diagrama 8, página 180, Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel).

A humanidade comum da 1ª Cadeia (Saturno), são agora os Arqueus (Principados); a humanidade comum da 2ª Cadeia (Solar), são agora os Arcanjos e a humanidade comum da 3ª Cadeia (Lunar), são agora os Anjos (capítulo XV, páginas 334/336, Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel e Capítulo I, página 23, O Encontro com o mal e sua superação na Ciência Espiritual, Sergei O. Prokofieff, Antroposofia).

“Enquanto o ser humano passava pelas etapas do mineral, da planta e do animal, nos éons anteriores da evolução cósmica outras entidades superiores alcançavam o nível humano. Na etapa da antiga Lua foram as entidades que mais tarde, no éon terrestre, se tornaram Anjos, isto é, seres puramente espirituais, situados um nível acima do ser humano. Os seres que no antigo Sol estavam passando pelo nível humano alcançaram o nível de Anjo na antiga Lua e ascenderam a um nível mais elevado, o dos Arcanjos, no éon terrestre. Trata-se de seres que hoje estão dois níveis acima do ser humano. Finalmente houve seres que no antigo Saturno alcançaram o nível humano e que no atual período do éon terrestre estão três níveis acima do homem, sendo denominados Arqueus (ou Principados; acresço) no esoterismo cristão” (capítulo I, página 23, O encontro com o mal e sua superação na ciência espiritual, Sergei O. Prokofieff, Antroposofia).

Veja neste site.

- Cadeia Planetária

- Cadeia Planetária – Detalhes

- Cadeia Planetária – Planeta Terra – Sexta e Sétima Raças


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024