Carregando

Elohim – A Hierarquia Celeste


Elohim (hebraico), Anjo (grego), Dhyan-Chohan (sânscrito) e Mestre (Ordens Esotéricas), são apenas diferentes nomes para a mesma classe de seres, aquela que se segue ao término da evolução humana.

Por que na Bíblia o nome Elohim é traduzido de diversas formas? Quem são e quais as funções dos Elohim no universo? Elohim é um nome plural ou singular?

São os Elohim que administram o universo. Eles nos deram os germes dos corpos físico, etérico, astral, mental e causal (termos usados pela Teosofia – o corpo causal é o único que não se decompõe entre uma encarnação e outra); e construíram os planetas e a estrela de nosso Sistema Estelar.

Dionísio, em A Hierarquia Celeste, publicado no Brasil pela Polar Editorial, fala de nove níveis Hierárquicos – Serafim, Querubim, Tronos, Domínios, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos – mas sabe-se que não há termo final para a evolução, e, portanto, não há limites para a ascensão na Hierarquia Celestial. Estes nove níveis são apenas aqueles que trabalham ou trabalharam conosco em nosso Esquema de Evolução e que atualmente, prestam serviço em nossa Cadeia Planetária, a Terrestre.

O que Blavatsky ensina sobre os Elohim?

“A versão corrente da Bíblia em inglês traduz a palavra Elohim por Deus, traduz um nome plural por um nome singular. Para coonestar o erro, alega-se unicamente que em verdade a palavra está no plural, mas não deve ser tomada nesse sentido: é um plural que denota excelência”.

“Trata-se, porém, de mera suposição, que o próprio Gênesis 1, 26, reduz a seu justo valor, conforme se vê no texto ortodoxo. E Deus (Elohim) disse: Façamos o homem à nossa própria imagem, segundo a nossa semelhança. Evidencia-se deste modo que Elohim não é um plural de excelência, mas um nome realmente no plural, indicando mais de uma entidade” (citando S. L. Macgregor Mathers).

“A Igreja cristã, fazendo de Jehovah – que é um destes mesmos Elohim – o Deus Supremo e Único, introduziu uma irreparável confusão na hierarquia celeste”.

“Os milhões e milhões de coisas imperfeitas da natureza testificam de modo irrecusável que são o produto de seres finitos e condicionados –Dhyan-Chohan, Arcanjos, ou que outro nome tenham” (são os Mestres, Anjos, Elohim ou Dhyan-Chohan; acresço).

Os quatro excertos acima forma retirados da Seção XXII, A Criação e os Elohim no Zohar, A Doutrina Secreta V, Helena P. Blavatsky, Editora Pensamento).

Max Heindel também cuidou deste tema.

“Além das cinco Hierarquias Criadoras que trabalharam voluntariamente em nossa evolução, há outras sete que, pertencentes à nossa evolução, cooperam com Deus (o Logos da estrela Sol; acresço) na formação do universo (o Sistema Solar; acresço). No primeiro Capítulo do Gênese essas Hierarquias são chamadas Elohim. Esse nome significa uma Hoste de seres duais ou bissexuais” (As Hierarquias Criadoras, Capítulo XIV, Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel, Fraternidade Rosacruz).

O Glossário Teosófico delimita suas funções, ao referir-se ao nosso Sistema Estelar.

“É preciso advertir que o Deus do primeiro Capítulo do Gênese é o Logos (da estrela Sol; acresço) e o Senhor Deus (IHVH Elohim; acresço) do segundo capítulo refere-se aos Elohim criadores, os Logoi menores” (verbete Elohim, Glossário Teosófico, Editora Ground).

O nome Elohim aparece “2600 vezes no Velho Testamento”, sendo traduzido como “reis, juízes, divindades, anjos, deus ou deusa, Deus”; ou seja, conforme a intenção e a conveniência do tradutor (Vocabulário, A Torá – Edição Integral e Bilíngue, Sociedade Ibero-Americana, Abba Press).

Daremos apenas alguns exemplos do uso de Elohim e da forma de traduzí-lo, usando a versão da Bíblia de Jerusalém.

“Elohim (Deus) preside, na assembléia divina,

em meio aos Elohim (agora deuses) ele julga” (Salmo 82, verso 1).

“Eu declarei: Vós sois Elohim (deuses),

Todos vós sois filhos do Altíssimo” (Salmo 82, verso 6).

“Levanta-te, ó Elohim (Deus), julga a terra, pois as nações todas pertencem a ti!” (Salmo 82, verso 8).

Observe o jogo de tradução feita em Êxodo 20, 1-3.

“Elohim (Deus) pronunciou todas estas palavras dizendo”: (verso 1).

“Eu sou IHVH (Iahweh) teu Elohim (Deus) que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão” (verso 2).

“Não terás outros Elohim (deuses) diante de mim” (verso 3).

Em Deuteronômio 6, versos 4-5, vemos perfeitamente como IHVH (Iahweh) é apenas o Elohim (Deus) dos judeus.

“Ouve, ó Israel: IHVH (Iahweh) nosso Elohim (Deus) é o único IHVH (Iahweh)” (verso 4).

“Portanto, amarás a IHVH (Iahweh) teu Elohim (Deus) com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força” (verso 5).

A missão atribuída a IHVH Elohim, pelo Logos da estrela Sol, foi preparar o DNA do povo judeu, para que nele nascesse um Mestre – Jesus, que desenvolvesse à sua plenitude os corpos físico, etérico e astral, e na ocasião apropriada – o Batismo no rio Jordão; Mateus 3, 13-17 e Lucas 3, 21-22 – os entregasse ao Cristo (veja o Artigo “O Mistério do Cristo”). Essa missão foi brilhantemente cumprida.

Nada do que foi escrito até agora, seja pela Teosofia de Blavatsky; a Fraternidade Rosacruz, de Max Heindel ou a Antroposofia, de Rudolf Steiner; foi além da nossa estrela e nela, do nosso Esquema de Evolução, com as Cadeias Planetárias de Saturno, Solar, Lunar e a nossa, a Terrestre.

O universo, hoje, é formado e administrado pelos Elohim, com suas inumeráveis Hierarquias. Como foi no início, é um mistério. A ideia de um deus “puro espírito”, um “atributo voluntário e consciente, em relação à mente infinita”, “permanecerá para sempre uma mera hipótese”. “O mais elevado Espírito Planetário (Elohim; acresço) ignora o primeiro (atributo consciente; acresço) tanto quanto nós (os Mestres; acresço) o ignoramos”.

São palavras do Mestre Koot Hoo Mi, Hierofante da Ordem Rosacruz, nos dois excelentes Tratados que escreveu sobre “Deus”, que podem ser encontrados em Cartas dos Mahatmas para A. P. Sinnett, volume II, Cartas 88 e 90, Editora Teosófica.

Bibliografia.

A TORÁ. Edição Bilíngue de Estudo. São Paulo: Abba Press, 2014.

BLAVATSKY, Helena P. A Doutrina Secreta, Volume V. São Paulo: Pensamento, 1999.

BLAVATSKY, Helena P. Glossário Teosófico. São Paulo: Ground, 2000.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.

CARTAS DOS MAHATMAS PARA A. P. SINNETT, Volume II. Brasília: Teosófica, 2001.

DIONÍSIO. A Hierarquia Celeste. São Paulo: Polar, 2015.

HEINDEL, Max. Conceito Rosacruz do Cosmos. São Paulo: Fraternidade Rosacruz.

POWELL, Arthur E. O Sistema Solar. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2013.

STEINER, Rudolf. A Ciência Oculta. São Paulo: Antroposófica, 2006.

Veja neste site.

O Mistério do Cristo.

Quem é IHVH Elohim.


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024