Carregando

Não Pronunciar o “NOME DE DEUS”


A questão não é a pronúncia em falso ou em vão do “nome de deus” (Êxodo 20, verso 7), mas sim a pronúncia incorreta do nome. Somente souberam pronunciar corretamente o nome IHVH, homens como Moisés, Aarão e Salomão. Aqueles que soubessem pronunciar corretamente o nome IHVH, teriam a Potestade a seu serviço.

Ao tetragrama IHVH foram acrescidos os pontos massoréticos que levaram à tradução por Adonai, Senhor, Jeová ou Iahweh. A palavra Elohim, por sua vez, foi traduzida como “Deus”.

IHVH não é um dos Elohim mais elevados que cuidaram da criação do cosmos, tanto que vai aparecer somente em Gênesis 2, depois de tudo estar concluído. IHVH vai participar efetivamente da criação do corpo físico do homem (Gênesis 2, verso 7).

Na terminologia da Hierarquia Celestial introduzida por Dionísio, IHVH é uma Potestade e na de Rudolf Steiner, um Espírito da Forma.

O ideal na leitura da Bíblia seria guardarmos silêncio diante do tetragrama IHVH, ao invés de profaná-lo com qualquer composição incorreta. Nas Bíblias em português, pronunciarmos apenas Elohim ou Deus, e não Senhor, Jeová ou Iahweh, pois não correspondem à tradução correta do tetragrama.



Bibliografia.

Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

Bíblia, tradução de João Ferreira de Almeida. Imprensa Bíblica Brasileira, 1998.

BLAVATSKY, Helena P. Glossário Teosófico. Verbete Pontos Massoréticos. São Paulo: Ground, 2000.

BOCK, Emil. Moisés e sua Época. A sarça ardente. São Paulo: Edições Religião e Cultura, 1992.

DIONÍSIO. A Hierarquia Celeste. São Paulo: Polar, 2015.


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024